Broadlink RM Mini 4: controle remoto universal smart

4h de pesquisa

comentários e reviews analisados

Ter uma casa inteligente está cada vez mais fácil, o difícil é escolher dentre tantas opções de equipamentos para automação residencial disponíveis no mercado. A começar pelo controle remoto universal, que é fundamental para controlar equipamentos pelo smartphone, e é sobre um deles que vamos falar hoje: o Broadlink RM Mini 4.

Como funciona o Broadlink RM Mini 4?

Assim como o RM Proo RM Mini 4 funciona como um controle remoto universal, integrando os controles dos seus aparelhos que possuem comando por sinal infravermelho (IR).

O usuário envia o comando pelo smartphone para o RM Mini 4 que se comunica com os seus aparelhos via IR. Parece complexo, mas todo o processo se dá de uma maneira bem rápida e permite que você controle seus eletrônicos a partir do celular.

Com o RM Mini 4 você controla aparelhos como:

  • TV;
  • aparelho de som;
  • aparelho de ar condicionado;
  • sistema de iluminação;
  • umidificador de ar;
  • máquina de lavar;
  • e outros que sejam compatíveis e possuam sinal de controle IR.

Para executar suas funções, o RM Mini 4 precisa estar conectado a uma fonte de energia e a uma rede de Wi-Fi, já que a comunicação entre o seu celular e o hub ocorre via internet.

 

 

 

Broadlink RM Mini 4

Ah, e é importante lembrar que, apesar da comunicação do dispositivo ter um alcance de até 8m e em 360º, o sinal de IR não ultrapassa paredes. Portanto, o RM Mini 4 só consegue se comunicar com eletrônicos que estão no mesmo cômodo que ele.

Onde comprar um Broadlink RM Mini 4 barato?

O RM Mini 4 foi lançado em 2019 e já é possível encontrar o produto à venda no Brasil. Até a data da publicação deste post, no Mercado Livre e Amazon BR, a média praticada entre os vendedores está próxima a R$ 200,00.

Você também pode optar por importar o produto da China no Aliexpress, por lá é possível encontrar opções a partir de R$ 100,00. Em contrapartida, o tempo de entrega é bem maior podendo levar meses até que o Broadlink RM Mini 4 chegue até a sua casa.

Ficha técnica

  • Modo De Comunicação: Infravermelho (Ir) 38k
  • Consumo De Energia Em Standby: 0.69 W
  • Entrada De Energia: Dc 5v 1a (Micro Usb)
  • Faixa De Controle Do Infravermelho: 8 M
  • Frequência Wi-Fi: 802.11 B/G/N (2.4 Ghz)
  • Dimensões: 46 x 46 x 43

Sensor de umidade e temperatura

O RM Mini 4 também veio com uma novidade interessante, ele suporta um sensor de umidade e temperatura que pode ser conectado via usb. O sensor, que precisa ser comprado a parte pelo usuário, está no cabo HTS2, que nada mais é que um cabo de alimentação de energia com o sensor embutido.

 

Cabo HTS2 com sensor de umidade e temperatura para RM Mini 4

Muitos usuários estão apontando que comprar o sensor não é um bom negócio por enquanto. Já que permite ao usuário apenas o monitoramento, ainda não condiciona nenhuma ação de forma automática. Seria interessante se permitisse, por exemplo, ligar o ar-condicionado automaticamente se identificasse uma temperatura superior a 25ºc.

Outra coisa importante é que o sensor de temperatura e umidade da broadlink só é compatível com o RM 4 Pro e RM Mini 4, o RMC Mini 4 não suporta a função.

Broadlink RM Mini 4 vs Broadlink RM Mini 3: qual a diferença?

O RM Mini 4 tem duas importantes melhorias com relação ao RM Mini 3: design e velocidade.

O minúsculo, mas poderoso, RM Mini 4 tem 4,3 cm de altura e 4,6 cm de profundidade e largura. Já a versão anterior, RM Mini 3, tem 6,4 cm de altura e 5,5 cm de profundidade e largura. Além de mais compacto, o RM Mini 4 é quase 20gr mais leve que o RM Mini 3.

Uma importante diferença entre os hubs é a velocidade. O RM Mini 4 promete responder mais rápido aos comandos porque, nessa versão, os dados dos controles que são integrados ficam salvos no próprio dispositivo e não mais na nuvem como no RM Mini 3.

Cuidados ao comparar o Broadlink RM Mini 4

Esse lançamento da Broadlink deixou alguns usuários confusos, outros até bem decepcionados. Isso porque, por falta de uma comunicação efetiva de fornecedores, clientes acabaram recebendo produtos que não funcionam no seu país.

Versão EU vs NON EU

Se você vai usar o seu Broadlink no Brasil, antes de comprar verifique se o RM Mini 4 é NON EU, ou seja, se é a versão que funciona em países que não fazem parte da União Europeia.

Essa é uma questão que pegou muita gente de surpresa ao importar o produto, já que nas versões anteriores não existia distinção do aparelho por região geográfica. A indicação NON EU ou EU só está disponível na caixa do dispositivo, no aparelho não há como identificar a diferença.

Alguns usuários que receberam a versão EU do RM mini 4 relataram que conseguiram configurar o aparelho modificando o endereço no cadastro do aplicativo para algum país europeu. Mas, desse jeito, o RM Mini 4 não consegue integrar com ou outros hubs e podem surgir vários problemas na integração de alguns aparelhos.

Caso você compre o RM Mini 4 e perceba que é a versão EU, entre em contato com o fornecedor para solicitar a troca se estiver em um país não europeu.

O RM Mini 4 é Broadlink ou BestCon?

Se você pesquisar os anúncios de venda do Broadlink RM Mini 4 vai notar que na caixa do dispositivo está escrito “BestCon”, é até difícil encontrar a marca “Broadlink” na caixa. Muitos usuários questionaram pois não se sabia ao certo se o RM Mini 4 era um produto Broadlink ou BestCon.

 

 

 

Caixa do RMC Mini 4

A marca respondeu alguns usuários a respeito e, segundo a Broadlink, a BestCon é uma divisão da empresa responsável pela parte de automação residencial. Portanto, pode ficar tranquilo que seu aparelho BestCon é original da Broadlink.

Google Home e Broadlink RM Mini 4: são compatíveis?

Sim, o RM Mini 4 é compatível com Google Home. Inclusive nos próprios anúncios da marca a compatibilidade é apontada. Essa integração possibilita usar, por exemplo, comandos de voz para controlar os aparelhos que estão relacionados ao Broadlink RM Mini 4.
 

Não é raro encontrar nas reviews e fóruns usuários indicando problemas na comunicação entre o RM Mini 4 e o Google Home. Tanto na demora para resposta de alguns comandos quanto na identificação de alguns aparelhos, fazendo com que o usuário gaste mais tempo para parear alguns equipamentos que no RM Mini 3 não exigiam tal esforço.

Um outro problema apontado pelos usuários é que pelo aplicativo “Broadlink” só é possível acionar aparelhos de ar condicionado com o Google Home. No momento da configuração do aparelho aparece a seguinte mensagem:

“Broadlink” Google Assistant service supports full features from Google Air Conditioner. Due to Google’s support change, if you want to use Google voice control for Tv or Set Top Box, please search and link device “IHC” (world) or “IHC for EU” (for EU).

Ou seja, a marca recomenda que o usuário que deseja controlar dispositivos de TV, som, e outros que não estão na categoria de ar-condicionado, precisa usar o aplicativo Intelligent Home Center (IHC), que, como falaremos ainda neste texto, não é o aplicativo ideal para o RM Mini 4.

Alexa e Broadlink RM Mini 4: são compatíveis?

Da mesma forma que o assistente do Google, a Alexa é compatível com o RM Mini 4 e a compatibilidade também consta nos anúncios da marca.

Assim que o produto foi lançado alguns usuários relataram dificuldade para integrar alguns equipamentos, mas após atualizações efetivas no aplicativo “Broadlink” os problemas parecem ter diminuído.

Como instalar o Broadlink RM Mini 4?

A instalação e configuração do Broadlink RM Mini 4 não têm muito segredo. É preciso conectar o RM Mini 4 na tomada, baixar no seu smartphone o aplicativo “Broadlink – Controle remoto universal” e fazer o cadastro, conectar o Wi-FI (tem que esta na banda 2,4 GHz) e então é só ensinar o sinal dos seus controles ao hub em “add appliances”.

 

Aplicativo Broadlink – Controle Remoto Universal

Uma questão importante na instalação do RM Mini 4 é que não é mais indicado o uso do aplicativo IHC, mas sim o novo aplicativo da Broadlink. Alguns usuários relatam que até tentaram usar o IHC, mas realmente não o hub não opera bem, exceto para a integração do Google Home ao RM Mini 4, o que tem gerado muita confusão entre os usuários.

O aplicativo “Broadlink – Controle remoto universal” é gratuito e está disponível para IOS e Android. Como o aplicativo é novo e está passando por várias atualizações, não é raro encontrar usuários apontando inconsistências. Mas, ao que indica, a Broadlink está trabalhando para tornar o aplicativo melhor.

Quer saber mais sobre automação residencial? Veja outras matérias que podem ser interessantes para você:

1 comentário em “Broadlink RM Mini 4: controle remoto universal smart”

  1. Mauro D'Angeli

    Boa Tarde.
    No site web Broadlink, são presentes três modelos: RM4-Mini, RM4C-Mini, RM4-Pro.
    Quais são as principais diferencias ?

    Obrigado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *